Sistema de Água da Antiga Ferrovia Leste Brasileira é suprimido em Senhor do Bonfim a pedido do Ministério Público



A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizou, nesta quinta-feira, 03 de abril, a supressão das tubulações da rede de abastecimento da antiga Ferrovia Leste Brasileira, conhecida como "Água da Leste", que por muitos anos forneceu água bruta a diversas comunidades do município.


A ação foi conduzida pela Embasa com o apoio do Ministério Público e acompanhada pela Polícia Civil. Segundo a Embasa, a retirada da rede foi necessária para viabilizar a implantação do novo sistema de água e esgotamento sanitário na cidade. No entanto, a medida gerou revolta entre os moradores das localidades afetadas, como Alto da Maravilha, Alto da Usina, Rua Campo Formoso.


O Ministério Público atendeu a um pedido da Embasa, que alegou dificuldades na retirada da antiga rede devido à resistência de moradores, especialmente no Alto da Maravilha. Segundo relatos, houve até ameaças contra funcionários da empresa, o que levou a Embasa a buscar respaldo legal para a intervenção.


O parecer do Ministério Público destacou que a água bruta apresentava risco de contaminação, justificando assim a supressão da rede. Apesar disso, a decisão não foi bem recebida por parte da população, que durante anos utilizou a "Água da Leste" sem custos, já que o fornecimento não era tratado nem tarifado.


Com a ação concluída, muitos moradores voltaram para casa e encontraram o fornecimento de água cortado, o que gerou reclamações e protestos. Alguns procuraram a reportagem do Netto Maravilha para denunciar a situação e cobrar esclarecimentos.


Em resposta, a Embasa informou apenas que estava cumprindo a decisão do Ministério Público e que seguirá com a implantação do novo sistema de abastecimento e saneamento na cidade.


Ainda segundo prepostos da Embasa os usuários precisarão entrar em contato com a loja no SAC, aí será feito o filtro para saber se ele já teve ou não ligação de água da embasa, aí será solicitado o serviço e a Embasa dará o tratamento.


A equipe do Netto Maravilha continuará acompanhando os desdobramentos do caso e trará novas informações em breve.


Blog do Netto Maravilha 

Postagem Anterior Próxima Postagem