A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, participou nesta quinta-feira (20) da reunião dos Secretários de Agricultura do Território do Piemonte do Itapicuru. O encontro, promovido pelo SENAR e pelo SEBRAE-BA, reuniu representantes de todos os municípios da região para discutir o fortalecimento das cadeias produtivas do leite, caprino/ovino, avicultura caipira e café, além do calendário de eventos do setor.
Durante a reunião, um dos destaques foi o Laticínio Territorial, que será um importante impulsionador da economia local. “Esse empreendimento da agricultura familiar precisa da participação de todos os municípios, tanto na entrega do leite quanto na aquisição para a merenda escolar, garantindo renda para os produtores e um alimento de qualidade para os estudantes”, afirmou o secretário Paulo Terra Nova.
Também foram discutidos o abatedouro em Campo Formoso, o Centro de Reprodução de Andorinha, que já realiza transplante de embriões em cabras e ovelhas, e a necessidade de um programa de incentivo à criação de caprinos e ovinos, diante da redução do rebanho na região. Outro ponto de preocupação foi o aumento dos ataques de cães errantes aos rebanhos, um problema que tem afetado os criadores e exige a adoção de medidas urgentes para proteger a pecuária e a economia rural.
Texto: Ascom PMSB