Reportagem do Blog do Netto Maravilha recebeu denúncias da falta de simples objetos de uso continuo no HDAM, administrado pela FABAMED, informações que falta seringas, falta fitas de testes de glicemia e até cirurgias eletivas estão sendo suspensas devido a fala desses materiais.
Segundo fontes pacientes diabéticos estão sem fazer exames de HGT, e a rezam para não haver hipo ou hiperglicemia, “Os diabéticos têm que fazer oração para não ter nem hipoglicemia, nem hiperglicemia, porque não tem uma fita de HGT, se tiver morre, porque não vai adivinhar se está alto ou baixo. Tem nada, nada, nada”.
O repórter Netto Maravilha esteve na unidade de saúde e em conversa com o diretor foi informado que as denúncias não procediam, e que estão realizando cirurgias eletivas do município, porém encontram-se suspensas as eletivas do Estado, porém não informou o motivo. Na oportunidade o repórter pediu pra ser feito com ele um teste de HGT, e foi direcionado apenas até a maternidade, onde havia fitas glicémicas.
Profissionais alegam que seringa de 10ml está em falta e que estão trabalhando o dia todo com uma seringa, colocando em risco os pacientes “vou ficar usando o dia todo e trocando as agulhas, agora o risco de infecção cruzada, contaminação cruzada é grande”. Sobre este procedimento o diretor negou veementemente.
Outra reclamação que parte de funcionários do HDAM diz respeito ao pagamento da 1ª parcela do 13º, questionado ao diretor, o mesmo disse que a empresa optou em pagar integral até o dia 20 de dezembro, conforme prevê a legislação.
Funcionários seguem questionado entre si se o prefeito tem conhecimento dessas situações, pois de acordo com informações eles são proibidos de manifestarem suas indignações na unidade hospitalar.
Ainda nesse seguimento da falta de medicações, uma paciente que sofreu acidente de moto e teve perna fraturada, passou por cirurgia em outro hospital no Vale do São Francisco e necessitou retornar ao HDAM para tratar das feridas na parte atingida, e está comprando a pomada, pois segundo a mesma o hospital não disponibiliza.
Blog do Netto Maravilha