A Prefeitura de Senhor do Bonfim vem ao público esclarecer os fatos sobre o vídeo que circula nas redes sociais, envolvendo uma ação da Guarda Civil Municipal (GCM) na noite desta sexta-feira, dia 08 de novembro, na Praça Nova do Congresso, onde foi realizado o recolhimento de material de um ambulante que estava comercializando espetinhos nas dependências da calçada.
Recebemos diversas reclamações de frequentadores do local, relatando problemas como interferência da calçada, afetando o fluxo de crianças, jovens, adultos e idosos que frequentam o espaço para passeios e caminhadas. Além disso, o trabalho que envolve brasa e fogo para a comercialização dos espetinhos, representa riscos potenciais para quem transita e utiliza o local para lazer e práticas de exercícios.
A Prefeitura informou ao ambulante, em três momentos, sobre a impossibilidade de comercialização do espetinho nas dependências da Praça Nova do Congresso, exceto em casos de eventos em que é autorizado pela própria Prefeitura, nos quais é feito cadastro e liberado a utilização do espaço pelos comerciantes. Mesmo recebendo essas orientações, o ambulante manteve-se no local e não acatou as recomendações.
Diante da resistência deste ambulante específico, a GCM interveio coletando o material apenas para garantir a liberação do espaço, devolvendo-o ao comerciante em seguida.
A Prefeitura de Senhor do Bonfim reafirma seu compromisso com o bem-estar e a organização dos espaços públicos, sempre mudando o equilíbrio entre o direito ao trabalho dos ambulantes e o conforto dos cidadãos.
ASCOM - Prefeitura de Senhor do Bonfim