Em reunião realizada nesta quinta-feira (31) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores de todo o Brasil, em Brasília, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), apontou a necessidade de um pacto federativo para enfrentar os desafios da segurança pública. Durante o encontro, Rodrigues afirmou que os esforços estaduais têm sido insuficientes para conter a violência, comparando o trabalho a “enxugar gelo”.
O governador destacou o programa “Bahia pela Paz” como uma abordagem integrada e inovadora, sugerindo que a segurança pública deve ser conduzida além do combate policial. Segundo ele, é fundamental que áreas como educação, cultura, geração de empregos e combate à fome estejam envolvidas no enfrentamento da criminalidade.
“Nosso desejo era que a segurança pública fosse tratada com a polícia como última instância, cercando o tema por outros aspectos sociais”, afirmou Rodrigues. Ele destacou, no entanto, que o cenário atual ainda demanda um uso intenso das forças policiais para conter a criminalidade.
Rodrigues também enfatizou os investimentos dos estados em segurança pública, incluindo concursos, aquisição de armamentos, capacitação de policiais e construção de estruturas. “Temos o sentimento de que estamos enxugando gelo. A gente faz concurso, compra armas, capacita policiais, constrói estruturas, mas os resultados às vezes são menores do que aguardamos, e a conta sempre chega à mesa dos governadores”, explicou.
Para enfrentar esses desafios, Rodrigues apontou que uma liderança mais ativa do governo federal na gestão de Propostas de Emenda à Constituição (PECs) ligadas à segurança pública seria essencial, buscando soluções mais amplas e duradouras para o país.
IB