Pão de sal, pão francês ou cacetinho são apenas alguns dos nomes da iguaria que está presente na mesa do brasileiro todos os dias e na Bahia não é diferente. Para enaltecer a importância desse alimento tão popular, o Sebrae lança a 1ª edição do Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de 24 de setembro a 17 de outubro de 2024, através do site: www.melhorpaofrances.com.br.
A disputa busca estimular a melhoria da qualidade do pão das micro e pequenas empresas do estado, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação. A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês.
Atualmente a Bahia tem 14.308 Micro e Pequenas empresas com atividade relacionadas a panificação. Destas 3.669 são de Salvador. A taxa de abertura de novos empreendimentos no segmento é de 47,2%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de junho.
“O Pão Tipo Francês é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores”, disse o coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.
Regulamento e avaliação
Podem participar padarias ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), formalizadas e sediadas em municípios baianos. Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, as participantes serão direcionadas para uma das dez regiões onde acontecerá a competição. Serão conhecidos os vencedores de cada região da Bahia, que disputarão em Salvador o título de melhor pão na final estadual.
A norma ABNT NBR 16.170 orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como crosta, miolo, sabor e textura. Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos.
Primeiramente, serão avaliadas as características externas: Crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e Aparência (integridade e simetria). Em seguida, serão analisadas as características internas: Crosta (aparência) e Miolo (cor, textura e estrutura de células). Por fim, os jurados irão observaras Características Sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.
A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro, conforme descrito abaixo:
Para Padeiro e Panificador: Certificado e Troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”;
Para o Panificador: 01 Notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025.
Para o Padeiro: 01 aparelho Smartphone.
SEBRAE