Andorinha, uma cidade do interior da Bahia vizinha a Senhor do Bonfim, tem se tornado palco de intensas disputas políticas. O cenário atual é marcado pelo confronto entre Lurdineia do Zé Branco, apoiada pelo atual prefeito, e Adilberto Evangelista, que até outubro ocupava o cargo de secretário de Cultura. Hoje candidato à prefeitura pela oposição.
Recentemente, Adilberto fez declarações depreciativas sobre Lurdineia em uma reunião em Ipueira Cavada, sugerindo que ela era "uma candidata que não conhece a realidade da zona rural, uma candidata de ar-condicionado e de salto alto."
Na última segunda-feira, ele foi flagrado na Câmara de Vereadores, acompanhado por sua equipe de campanha e portando materiais de conotação política. Adilberto estava no gabinete da vereadora Maria de Lourdes, mãe de Lurdineia, junto a uma eleitora. Ao ser questionado sobre o propósito da reunião, ele preferiu se retirar do local. Logo após, vídeos foram publicados nas redes sociais de Adilberto, acusando a vereadora, de 70 anos, de tê-lo agredido.
Em resposta, a vereadora também publicou um vídeo nas redes sociais, solicitando a realização de exame de corpo de delito e a divulgação das imagens da Câmara que, segundo ela, comprovariam a verdade dos fatos e a sua inocência.