O Tribunal de Júri da Comarca de Jacobina condenou José Marcos de Jesus, ‘Marcos Preto’, a 20 anos e dois meses de prisão, e seu comparsa Edmário Teixeira Carneiro, vulgo ‘Traquino’, a 28 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, por crime de latrocínio.
O juiz Marley Cunha Medeiros sentenciou a dupla pela morte do fazendeiro José Joaquim Oliveira, conhecido como Zuquinha, de 71 anos, natural de São Domingo, crime ocorrido no dia 9 de junho de 2015, no município de Caém. Seu Zuquinha teve o seu corpo queimado dentro do seu veículo, um Hilux.
Segundo a acusação, o crime foi planejado por Traquino. Ele sabia que Zuquinha carregava dinheiro constantemente entre São Domingos e Várzea Nova, para realizar pagamentos. Traquino deduziu que o Sr. Zuquinha estaria com 15 ou 20 mil reais, quando na verdade estava com apenas mil reais no bolso. Segundo a família, Seu Zuquinha nunca transportou dinheiro em quantidade, pois já havia sido assaltado há 15 anos.
Traquino e seu comparsa teriam pegado uma carona para Jacobina, alegando que iriam fazer compras. Durante a viagem, a dupla deu uma gravata em Seu Zuquinha furtou a quantia de pouco mais de1 mil reais. Após o roube, eles atearam fogo em seu corpo dentro do veículo, numa estrada vicinal no município de Caém.
Na época, o crime causou grande comoção na região, inclusive com manifestações nas ruas de Jacobina, com os familiares pedido justiça pela morte de Seu Zuquinha.
Notícialivre