Dando continuidade as ações do Programa de Produção de silagem de milho da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente da Prefeitura de Andorinha, os técnicos em Agropecuária, Raimundo Costa e Robson Evangelista de Souza fizeram palestra e demonstração prática para produtores do município.
A interação para capacitação e orientações para o método de conservação da silagem de milho, aconteceu no dia 19, na Fazenda Barriguda, envolvendo criadores da localidade e da Fazenda Várzea de Fora.
Como fazer a silagem - Depois de cortado e triturado o material é levados para uma área da propriedade, previamente preparada. O local é preparado com a forragem de palha ou mato seco, ou uma lona, para evitar o contato com o solo.
Todo o milho triturado é espalhado sobre esta forração até ficar no formato de um colchão, de forma compactada e que possa eliminar o ar. Depois, forra-se com outra lona e deve-se pressionar esta cobertura para que não fique bolsas de ar sob a lona.
Nas bordas da lona, coloca-se terra, de forma que o material fique vedado, para que a fermentação do material triturado não tenha a presença de fungos que possa vir a prejudicar a qualidade da silagem.
Desta forma, no período em que as pastagens ficam secas, o gado terá alimento nutritivo, que assegura a saúde dos bovinos e a boa produtividade do leite, com qualidade.
Para o processo ser realizado a prefeitura adquire e oferece a lona de cobertura apropriada para o processo de ensilagem nas propriedades de agricultores familiares do município . enfatizou o secretário Valtonio Guimarães.
ASCOM