O ex-deputado Carlos Brasileiro será o novo diretor executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES). O órgão, que faz parte da estrutura da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), é um instrumento de diálogo entre governo e representantes da sociedade civil, e propõe diretamente ao governador - que é o presidente do Conselho -, políticas públicas e diretrizes voltadas à promoção do desenvolvimento do Estado.
O Conselho é formado por 45 membros, empossados anualmente, e que representam diversos setores da indústria, comércio, agricultura, serviços, cultura, entre diversos outros. O Codes funciona com sessões plenárias, grupos de trabalho e eventos que aprofundem o debate de desenvolvimento do Estado, inclusive questões regionais. Também são realizados encontros convocados pelo governador , com o intuito de subsidiar a construção de propostas sólidas.
Brasileiro agradeceu a confiança do governador Rui Costa e do secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, para ocupar o cargo, liderando os trabalhos do órgão consultivos. Entre as suas atribuições, estará o andamento do projeto “Estratégia Bahia: um novo salto para o futuro”, cujo objetivo será elaborar estudos e proposições estruturantes com foco no desenvolvimento econômico e sustentável do estado. As sugestões serão discutidas em ciclos de plenárias e debates macro territoriais com os conselheiros, secretários de Estado, gestores municipais, especialistas temáticos e sociedade civil organizada.
ASCOM CARLOS BRASILEIRO