POLICIAL: CELULAR VIRA ALVO DE ATAQUES EM BONFIM


De acordo com dados de registros dos últimos dias, houve um aumento significativo no número de roubos de aparelhos celulares em Senhor do Bonfim.

Recentemente uma adolescente ao completar 15 anos, pediu aos pais um Iphone no lugar da festa de debutante, e ganhou de forma generosa o aparelho, o que ela não esperava era deparar-se com um atrasa lado, que do nada levou seu sonho de consumo, seu aparelho que havia custado R$ 2.300,00, serviu de isca para usuários de drogas que roubam celulares caros e trocam por pedras de crack nas boca de fumo da cidade.

No final de semana passado mais casos foram registrados, quando dois elementos armados com faca, fizeram a primeira vítima nas imediações da Empresa Novo Gás, por volta das 13h40min, quando uma adolescente teve seu celular roubado sob ameaça de uma arma branca, no mesmo dia por volta das 20h30min, na Avenida Antônio Laurindo, outras duas adolescentes foram abordadas por dois elementos que com os mesmo modus operandi, roubaram seus aparelhos.

Noite de terça-feira (07) mais duas vítimas de ladrões de celular foram abordadas quando se encontravam na pista de skate no Parque da Cidade, desta feita a dupla criminosa estava armada com revolver do tipo calibre 22, pratado, que com violência roubou mais dois aparelhos, um Iphone e um LG.


O QUE FAZER QUANDO ROUBAM SEU CELULAR?

IMEI e a solução

As facilidades do GSM e o número crescente de celulares nas ruas possibilitaram o avanço do roubo seguido de venda de telefones. No entanto, ao usar um celular GSM, o dono do número pode bloqueá-lo e evitar que seja usado em operações ilícitas. Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do chip.

Para inibir o roubo de celulares a ANATEL, o Ministério da Justiça e operadoras do país pretendem assinar um acordo que permite o bloqueio total do celular pelo IMEI. Para quem não sabe, IMEI quer dizer International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) e permite que cada celular tenha um número único, como se fosse um chassi de carro ou um código de série.


O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo celular habilitado tem seu IMEI registrado em um bando de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos).

Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar apenas como agenda ou despertador?

Como bloquear o IMEI

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° Faça um Boletim de Ocorrência


Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima.

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos.

2° Converse com a operadora

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Fica a dica

Quando você perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Além disso, bloquear o aparelho é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem isso, menos visados serão os telefones.

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamadas não passa de mais um gadget inútil. (tecmundo)

Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem