O prefeito Edivaldo Martins Correia e a Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, de Senhor do Bonfim assinaram no último dia 23 de Abril, o termo de Adesão do Programa Mais Médicos, do Ministério da Educação, que visa o chamamento público para implantação de Curso de graduação de Medicina.
O segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina foi lançado no dia 02 de Abril, como parte do programa Mais Médicos: foram escolhidos 22 municípios dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação destes profissionais.
Segundo o governo, estudos apontam que ter cursos de medicina e residência médica são fatores que contribuem na fixação de médicos na região. Chioro ressalta que a lógica anterior de abertura de faculdades de medicina ocasionou uma concentração de profissionais em capitais e nas regiões Sul e Sudeste.
Entre os critérios adotados para a seleção dos 22 municípios estão: não ser capital, ter mais de 50 mil habitantes, não ter curso de medicina nem no município e nem na região de saúde e ter no mínimo 75 quilômetros de distância de uma cidade com curso de medicina.
Os municípios que poderão receber cursos de medicina são: São Miguel dos Campos – Alagoas, Parintins – Amazonas, Brumado, Irecê, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim – Bahia, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim, Russas – Ceará, Itumbiara – Goiás, Chapadinha, Codó, Santa Inês – Maranhão, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal – Pará, Araripina, Arcoverde e Salgueiro – Pernambuco.
O município de Senhor do Bonfim estabeleceu parcerias com os municípios da micrroregião (Pindobaçu, Ponto Novo, Jaguarari, Filadélfia, Antônio Gonçalves, Andorinha, Itiúba e Campo Formoso), onde colocarão à disposição da Instituição de Ensino vencedora do Chamamento Público os leitos hospitalares e as Unidades Básicas de Saúde para completar a quantidade exigidas no Edital nº 01 de 01/04/2015.
Todos esses termos foram anexados ao Sistema de informação (SIMEC) responsável pela adesão que teve prazo até 24/04/2015. Confira quais são as OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO:
a) número de leitos do SUS por aluno, maior ou igual a 5 (cinco);
b) existência de Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar – EMAD;
c) número de alunos por Equipe de Atenção Básica (EAB) menor ou igual a 3 (três);
d) existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro;
e) grau de comprometimento dos leitos SUS para utilização acadêmica;
f) existência de, pelo menos, 03 (três) Programas de Residência Médica nas especialidades prioritárias, conforme legislação de regência;
g) adesão pelo município ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica – PMAQ;
h) existência de Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; e
i) hospital de ensino ou unidade hospitalar com mais de 80 (oitenta) leitos, com potencial para hospital de ensino, conforme legislação de regência.
ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim