20 de Novembro DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA comemorado em todo Brasil com muitas reflexões, debates, oficinas temáticas, manifestações culturais etc... Vários estados já decretaram o Dia 20 de novembro como feriado estadual e em varias cidades as Câmaras Municipais já aprovaram Leis decretando FERIADOS em seus municípios, a exemplos de capitais como SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CUIABÁ aqui na Bahia a nossa capital Salvador ainda não aprovou a Lei, uma vergonha para a CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL, e em todo estado apenas 5 cidades já aprovaram, são elas: ALAGOINHAS, SERRINHA, CAMAÇARI, CRUZ DAS ALMAS E LAURO DE FREITAS, totalizando 1.047 cidades em todo Brasil.
Aqui em Senhor do Bonfim o Dia da Consciência Negra foi instituído por um Projeto de Lei de autoria do Ex-Vereador Carlos de Tijuaçu e sancionado pelo Ex-Prefeito Paulo Batista Machado, apenas instituindo o Dia da Consciência Negra no município e não decretando feriado por objeção da Câmara Municipal da época e do comercio local representados pela ACIASB, deixando assim a critério do Prefeito Municipal decretar ou não PONTO FACULTATIVO. Lamentavelmente este ano, o Prefeito municipal não decretou Ponto Facultativo municipal, porem a Secretaria Municipal de Educação elaborou em conjunto com as escolas municipais de Tijuaçu e as Associações Quilombolas local, uma bela programação no Distrito Quilombola de Tijuaçu.
“Esperamos que no ano que vem, essa programação possa ser realizada em todo município uma vez que a Lei é municipal”, lembrou Carlos de Tijuaçu.
Maravilha Notícias