ECONOMIA: 10ª FEIRA REGIONAL DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA TERÁ ARTESANATOS, ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS E MUITA MÚSICA


Entre os dias 25 e 27 de julho, acontecerá na praça de eventos da cidade de Andorinha, a X Feira Regional de Economia Popular Solidária. O objetivo da feira é mostrar experiências e produtos dos grupos culturais da região de Senhor do Bonfim e Monte Santo.

A feira de EPS é um espaço de formação e trocas de experiências para nossos grupos produtivos solidários e agricultores (as) familiares, além de ser um importante veículo de divulgação e comercialização dos seus produtos agroecológicos, livres de transgênicos sem fomento as grandes empresas, promovendo a autonomia e a autogestão dos empreendimentos solidários. É uma forma de comércio que envolve a partilha, cooperação, preservação do meio ambiente, geração de renda e bem estar dos trabalhadores (as).

Em sua 10ª edição, a feira, que é promovida pelo Grupo Regional de Economia Popular Solidária (GREPS), quer disseminar entres os participantes, práticas de economia popular, cujos princípios são baseados no respeito e preservação ao meio ambiente, autogestão, valorização do trabalho humano, troca solidária de produtos e comércio com preço justo.
O evento inicia após a montagem das barracas e credenciamento. A abertura oficial da X Feira Regional acontecerá às 19h, com uma mística seguida por apresentações culturais.
No sábado (26), após o Café Solidário, os participantes participarão de oficinas formativas com os temas: Economia Solidária; Autogestão e Fundo Rotativo Solidário; Impactos da Mineração; Auto reconhecimento dos Fundos de Pastos e Educação no Campo. A tarde segue à exposição dos produtos seguindo de apresentações culturais e do cinema popular solidário.
O último dia da Feira, domingo (27), inicia com uma alvorada e depois continua a exposição dos produtos até às 15h.
O circuito destas feiras regionais iniciou em 2003 com exposição de produtos fabricados por grupos produtivos solidários da região de Senhor do Bonfim, como doces, geléias e artesanato em geral, para fortalecer a produção e gerar rendas para esses trabalhadores. Cerca de 150 grupos produtivos das regiões de Cansanção e Bonfim integram o GREPS.
As cidades de Cansanção, Senhor do Bonfim, Itiúba, Campo Formoso, Ponto Novo, Jaguarari e Monte Santo, já sediaram o evento. Entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Estadual de Assentados e Acampados (CETA), Coordenação Regional da Agricultura Familiar (CAF), Central das Associações de Fundo e Fecho de Pasto (CAFFP), Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda (ARESOL) Escola Famílias Agrícolas de Monte Santo e Itiúba (EFAS), Pastoral da Juventude Rural (PJR), (CACTUS), Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Sociais e outros, que integram o GREPS, são os principais atores na realização das Feiras Regionais.

Por: Célio Castro
Postagem Anterior Próxima Postagem