Na manhã do último domingo (15), um enxame de abelhas da espécie Apis Mellifera, popularmente conhecida como abelha do mel, se alojou no terraço de uma loja próximo à Agência dos Correios, na Praça Dr. José Gonçalves, atacando as pessoas que passavam pelo local.
O Secretário de Agricultura, Dâmaso Rocha, foi pessoalmente à loja e realizou a retirada do enxame, auxiliado pelos soldados do Corpo de Bombeiros, Iraci e Geovani. Segundo Dâmaso, que também é apicultor e presidente da Associação de Apicultores da Região, a espécie possui um habitat bastante variado. Na falta de ocos de árvores, principalmente na época do enxameamento, acontece a migração das apis melíferas para as cidades.
A execução de retiradas do enxame foi um sucesso e o Secretário deu algumas dicas de prevenção aos ataques de abelhas:
" Na realidade não se pode prever a chegada de um enxame e/ou estabelecimento de uma colméia num local. Porém, existem algumas orientações importantes a fim de evitar acidentes", como:
Não jogar nenhum produto sobre o enxame ou colméia, como álcool, querosene, água ou inseticida, porque neste caso elas podem se sentir ameaçadas e picar;
Retirar do local ou das proximidades pessoas apavoradas, alérgicas à picada de abelhas, crianças e animais;
Não bater, tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colméia;
Entrar em contato com o telefone 3541-8365, para relatar ou denunciar o problema,assim, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Pecuária encaminhará uma equipe técnica para avaliação/orientação e solução do problema.
Em caso de reincidência de instalação da colméia no mesmo lugar, deve-se tomar providencias no sentido de eliminar esse abrigo, com, por exemplo, vedar frestas ou buracos por onde elas adentraram remover materiais inservíveis (caixotes, móveis, pneus, etc.) entre outros.
ASCOM