Na noite do último sábado (27), cerca de cem jovens foram diplomados em Bonfim pelo projeto Rede TV Jovem. Eles concluíram os cursos de Produção, Edição e Operação de Câmera, oferecidos pelo Programa Jovens Baianos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A cerimônia foi realizada no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento foi prestigiado pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Moema Gramacho; pelo deputado Carlos Brasileiro, e pelo prefeito Edvaldo Correia, entre outras autoridades.
O intuito do projeto é possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além de dar aos alunos o primeiro contato com o mundo audiovisual. Fruto de parceria entre a Sedes, por meio do Jovens Baianos, e a ONG Ação Pela Cidadania, o Rede TV Jovem capacita jovens nas áreas de Produção, Edição e Operação de Câmera.
O Presidente da Ong Ação pela Cidadania, André Actis, ressaltou a importância do curso para os jovens bonfinense e destacou a participação do deputado estadual Carlos Brasileiro na implantação do projeto em Bonfim. “A importância de realizar o Projeto Rede Tv Jovem Vila Nova da Rainha para nós é muito gratificante. Tivemos a grande força política e técnica do ex-secretário de Combate a Pobreza e atual deputado estadual Carlos Brasileiro. Ele é um político da região, sugeriu esse nome Vila Nova da Rainha. Posso dizer que a vinda desse projeto para Senhor do Bonfim foi uma visão política contemporânea, já que ele enxergou que os jovens não podem aprender apenas carpintaria, elétrica e hidráulica. Mas também podem aprender audiovisual, que é um instrumento cada vez mais utilizado”, ressaltou Actis.
A Secretária Moema Gramacho ressaltou a importância do curso para os jovens bonfinenses. “É muito importante trabalhar com jovens. Eles precisam se qualificar cada vez mais para o mercado de trabalho. Espero que agora, com o certificado em mãos, esses jovens possam ser absorvidos pelo mercado ou até mesmo possam montar o seu próprio negocio”, disse. Ainda segundo a secretária, a sugestão e vinda desse projeto para Bonfim teve participação do deputado Carlos Brasileiro. “Esse curso está na terceira edição e que começou quando o ex-secretário de Combate a Pobreza e atual deputado Brasileiro buscou trazer o projeto para. Essa certificação dos alunos só foi possível graças a luta de Brasileiro para que o projeto fosse implantado e funcionasse de maneira correta e satisfatória”, declarou. Muitos pais, presentes na solenidade, agradeceram a Brasileiro pela iniciativa.
Durante a cerimônia, aconteceu o Festival de Curtas, com seleção de quatro vídeos produzidos pelos jovens de cada núcleo, sob o tema “Cidadania”. A jovem Girlane Macário foi a grande vencedora do festival e vai passar 20 dias na Alemanha. Além da secretária, do deputado e do prefeito, compuseram a mesa André Actis, da Ong Ação pela Cidadania; Alex Maia, coordenador do Projeto; Aureluce Rocha, vice presidente da Ong Ação pela Cidadania; Dandara Toalégi, coordenadora do Projeto Vila Nova da Rainha; Jabes Soares, coordenador do Programa Jovens Baianos; Helder Amorim, diretor da Direc 28, e Karen Moraes, professora do Curso.
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro