O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) decidiu suspender temporariamente a Portaria 2044/12 que previa a obrigatoriedade da inspeção veicular de táxi, caminhões, veículos escolares, vans de transporte e moto-táxis. Desde o início do mês, motoristas de toda a região de Bonfim e Jacobina tinha que se deslocar para outras cidades que possuem a Instituição Técnica Licenciada (ITL), responsável pela verificação. A suspensão foi confirmada ao deputado Carlos Brasileiro, que esteve no final da tarde de ontem (12) com o Major Robson Pacheco, diretor de Veículos do Detran-Ba.
Brasileiro levou ao Detran o pleito dos condutores profissionais da região, que estavam sendo prejudicados por terem que se deslocar até Feira de Santana, o município mais próximo com ITL. O objetivo é que a empresa autorizada a fazer a vistoria passe a oferecer a verificação na região. “Suspendemos a exigência até que a empresa se reestruture e implante a ITL nas regiões administrativas”, informou o Major Robson Pacheco. Hoje, as vistorias são realizadas apenas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Simões Filho, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.
Pacheco afirmou, no entanto, que os veículos precisarão ser levados à Instituição Técnica Licenciada ou no Inmetro mais próximo, caso os mesmos possuam carro movido a gás, se configurando em um caso de inspeção por alteração de característica veicular.
A inspeção veicular de táxi, caminhões, veículos escolares, vans de transporte e moto-táxis busca reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos veículos nas cidades. Os técnicos verificam se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento e medem os níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros. Brasileiro destacou, no entanto, a necessidade de uma fiscalização rígida quando o novo sistema de vistorias for implementando, para evitar cobranças abusivas aos condutores profissionais.
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Assessoria de Comunicação
SUSPENSÃO DE INSPEÇÃO VEICULAR BENEFICIA CONDUTORES PROFISSIONAIS DA REGIÃO
Netto Maravilha
0
Comentários