A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Capim Grosso, Dayana Caribé, esteve em Brasília, entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro a convite do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para o acolhimento dos secretários de saúde de todo o Brasil. O tema foi: “É hora de reduzir o tempo de espera”. Foram exibidas as propostas e portarias que serão executadas no ano de 2013, como a de novos programas, regras e incentivos financeiros que serão articulados para induzir o SUS a alcançar atendimento de saúde com qualidade no tempo adequado.
Aproveitando a oportunidade, Dayana visitou os setores que mais são deficientes no município, como o de Urgência e Emergência e o Departamento de Atenção Básica, que precisam ser fortalecidos por meio de estratégias.
Foi possível garantir o custeio da UPA, que antes era mantida com recursos próprios: “Nosso grande objetivo é aperfeiçoar o atendimento. Serão possíveis mais investimentos com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, exames e na farmácia”, completou a secretária.
Questionada sobre a reabertura do Hospital Nossa Senhora da Saúde, ela disse que o contrato já foi assinado, no momento está em processo de adequação de espaço e que até março o hospital será reaberto.
“Nossa pressa é até maior que da população. A reabertura do hospital irá ajudar muita a secretaria, pois no momento estamos deslocando os pacientes para outras cidades, as ambulâncias não param e o custo está sendo alto”, afirmou a secretária.
Para finalizar, Dayana Caribé fez um convite para que a população possa atuar junto com a secretaria, pois disse que não é possível fazer saúde sem a população mostrar onde estão as principais deficiências, pois só assim será possível favorecer o crescimento da saúde pública no Município.
ASCOM - PMCG