Depois de parar suas atividades por uma semana, os principais serviços de intermediação de mão de obra no estado, Simm e SineBahia, retornam suas atividades nesta segunda-feira (1). O atendimento dos postos foi suspenso para implantação do Mais Emprego, sistema informatizado do Ministério do Trabalho e Emprego para captação e armazenamento de dados.
O SineBahia informou que a nova ferramenta irá assegurar ao trabalhador, ao tempo em que requer o seu benefício de Seguro-Desemprego, a condução para as ações de intermediação de mão-de-obra e de qualificação profissional, pilares da política de emprego, trabalho e renda do Fundo de Amparo ao Trabalhador- FAT.
A mudança que garante um atendimento mais ágil ao trabalhador, permitirá ainda, o acesso direto ao histórico dos trabalhadores através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e dados vinculados ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para a realização de novos cadastros e para a pesquisa de vagas, será exigida a numeração do PIS, PASEP ou do NIS.
A partir de agora, os documentos exigidos para cadastro no Simm e SineBahia são RG, Carteira de Trabalho, CPF, comprovantes de residência e escolaridade e o número do PIS, PASEP ou NIS.
IBahia