Municípios do Piemonte Norte implantam Samu Regional



A manhã desta sexta-feira, 1ºde julho, foi marcada por uma grande conquista para o Território Piemonte Norte do Itapicuru mais o município de Itiúba: foi implantado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional (Samu), o 5º em toda a Bahia.

O projeto, que envolveu uma grande equipe formada por gestores e secretários de saúde da região e contou com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e do Ministério da Saúde, resultou na aquisição de 11 ambulâncias do Samu. Para a implantação do serviço de urgência e emergência (que cobrirá uma população de 290 mil pessoas) foram investidos R$200 mil.

Dentre as cidades contempladas estão: Senhor do Bonfim, Jaguarari, Pindobaçu, Itiúba, Antônio Gonçalves, Ponto Novo, Andorinha e Campo Formoso.

192 – A Central responsável pelos chamados de urgência alojada em território bonfinense será ampliada e os demais municípios construirão suas bases. Para contatar o Samu os usuários deverão discar o192.

“Nós oferecemos este serviço há três anos e é com muito orgulho que afirmo que o Governo Cuidando de Nossa Gente não tem medido esforços para que ele funcione regularmente. Nós todos sabemos a importância que tem o atendimento pré-hospitalar. E agora estamos aqui, nesse momento de graça, felizes com a regionalização do Samu” – comemorou e secretário de Saúde de Bonfim, Francisco Lustiago.

Desfilando a conquista – Para apresentar à população o resultado de meses de reuniões e discussões para a efetivação do projeto, foi promovido o desfile das ambulâncias pelas ruas do centro de Senhor do Bonfim. Em seguida autoridades municipais do Território, de Itiúba e do Estado reuniram-se no Calçadão da Rua Juviniano Duarte para expressarem a importância desta conquista. O prefeito de Senhor do Bonfim foi um deles.

“Estamos vendo as prefeituras presentes na vida de nosso povo. Esse é o momento de sentirmo-nos orgulhosos, esperançosos, de acreditarmos e confirmarmos que o povo não está órfão, que nos momentos mais difíceis de suas vidas, sobretudo quando a saúde está em perigo, ele não está esquecido e que a partir de hoje terá uma olhar mais vigilante, cuidadoso e competente através desse serviço impecável” – afirmou Paulo Machado.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem