Os eleitores que não votaram nas últimas três eleições têm até esta quinta-feira (14), para regularizar a situação cadastral e evitar o cancelamento do título. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de um milhão de cidadãos podem ter o título de eleitor cancelado porque não compareceram aos cartórios eleitorais para regularizar a situação.
Na Bahia, 103.185 eleitores correm o risco de ter o título cancelado, caso não se regularizem dentro do prazo. Além de perder o cadastro na Justiça Eleitoral, quem permanecer irregular poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, podendo ainda se prejudicar em nomeações em concurso público, dentre outros prejuízos.
O eleitor pode consultar sua situação na página do TSE na internet. Se alguém deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento.
A maioria dos eleitores que não compareceram às urnas está concentrada na faixa etária dos 25 aos 34 anos, somando 516.648 no total nacional. Os eleitores que têm entre 35 e 44 anos aparecem em seguida na lista de faltosos, somando 301.821 no total. Os dados mostram que mais homens faltaram às votações do que mulheres.
Informações do Correio.
Último dia para regularizar título de eleitor
Netto Maravilha
0
Comentários