BAÚ DE LEITURA leva histórias infantis às escolas do campo

Cento e quarenta crianças de 3 a 9 de idade, de cinco escolas municipais de Senhor do Bonfim já recebem benefício do Baú de Leitura um projeto que leva a criança a se interessar desde cedo pelos livros. O começo é na sala de aula, onde uma história infantil é encenada pelos professores e assistida pelos alunos.

Atores Foi assim ontem na escola Mariano Ventura. De repente a sala virou um teatro ou circo: 42 pirralhos sentados em meia-lua no chão receberam a entrada de dez palhaços, todos professores do Baú, caracterizados de diferentes animais. E a história de uma Baratinha (uma pró) que queria se casar fez a garotada entrar fundo na escolha. Com o apoio da turminha, a Baratinha terminou casando com um rato (um professor) que morreu na fervura de uma panela de feijão. “Óóóóóóóóóóóh!...

Livros A música ambiente de cantiga de roda (O cravo e a rosa, Se essa rua...) e as músicas do teatrinho contextualizadas na finalidade do Projeto põe os alunos a tomar partido cantando em coro. Ao lado de todos um baú verdadeiro, confeccionado em fibras de sisal, cheio de livretos das histórias que são contadas. O projeto tem diversos outros apelos pedagógicos, os professores recebem capacitação em Feira de Santana, no MOC (Movimento de Organização Comunitária), que é o principal parceiro da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.

Além da “Mariano Ventura” no Alto da Maravilha (Centro Social Urbano-CSU), as escolas municipais da Passagem Velha, Missão do Sahy, Rancharia e Cariacá receberam nos últimos dias idêntico projeto e outras cinco serão igualmente contempladas, até atingirem o total de 10.



gramaestão recebendo ram; Em breve entrarão mais cinco escola no projeto; Em Senhor do Bonfim, o projeto abrange, hoje, cinco escolas

O que é o Baú A secretária Municipal de Educação, Lílian Teixeira, informa as bases do Projeto: Ele consiste na circulação de um baú feito de sisal, símbolo da região, repleto de livros de histórias infanto-juvenis e materiais didáticos de apoio para o trabalho do educador. A leitura dos livros possibilita que professores e crianças desenvolvam a reflexão e o aprofundamento dos temas orientadores (identidade cultural e cultura local, relação com o meio ambiente e relações entre família, comunidade e sociedade). Monitores, professores, alunos e comunidade fortalecem, através da leitura, a própria identidade, conhecem melhor a história da região e do mundo em que vivem e se expressam posteriormente em textos, poesias, paródias, contações de histórias, apresentações teatrais sobre os resultados do processo de leitura e participam de outros espaços sociais na comunidade e municípios como conselhos, associações e sindicatos, exercitando assim a cidadania. Os baús são itinerantes passando um período numa determinada localidade e depois sendo trocados por outro, com acervo diferente, oportunizando as crianças principalmente do meio rural a que tenham acesso a novas experiências literárias.

Governo Cuidando da Nossa Gente
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