Com uma programação de cinco dias, iniciada ontem (18) com palestras em colégios, as comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra se concentrarão em Senhor do Bonfim e principalmente não distrito de Tujuaçu, onde no dia 22 ocorrerá a ultima atividade.
É de Tijuaçu que procede toda a tradição da negritude bonfinense. No primeiro dia o popular Carlos de Tujuaçu (o “Negão”), que é membro da comunidade quilombola e detém o mandato de vereador fez palestras para colegiais em cinco localidades do município: Lagoa do Coxo, Tanquinho, Quebra-facão, Alto Bonito e Tijuaçu – todas em áreas de forte presença de população e cultura afro-brasileiras.
Sensibilidade
Segundo o vereador, as palestra sobre temas educativos e sociais, são bem recebidas e têm ótima participação. Ele confessa que no Alto Bonito sempre o seu orgulho e responsabilidade afloram mais, principalmente quando são tratados assuntos como discriminações, carências econômicas e o desemprego que atinge os negros.
Quilombola-mor
Situado ao pé do morro onde se teria iniciado a história da comunidade, o Alto Bonito fica a poucos minutos da sede do distrito de Tijuaçu, tem cerca de 550 moradores, dos quais calculadamente 99% de negros. Não há comprovações, mas a maioria da população mantém o crédito de que foi ali que chegou, possivelmente no século 19, uma negra decidida, Maria Rodrigues, tornando-se a partir de então na figura pioneira e principal entre os primeiros negros a habitar o Alto Bonito e região. Para aumentar a mística, Maria Rodrigues teria chegado com mais duas negras, cujo destino não se sabe e ninguém questiona. Interessa que ela a matriarca, majoritária e carinhosamente tratada como “Mariinha Rodrigues” ou simplesmente “Mariinha”.
Por força disso, suas descendentes, dona Anízia Rodrigues (92 anos) e dona Julieta Rodrigues dos Santos (76), primas entre si e moradoras de Tijuaçu gozam de prestígio e respeito que beiram a veneração. Elas formam com Valmir dos Santos, Antonio Marcos, Carlos de Tijuaçu (o Negão), dona Ilca, dona Dinha e dona Betinha, seu Josias e tantos outros quilombolas uma categoria admirada em Tijuaçu.
Programação
18/11 – Palestras em escolas municipais.
19/19 – sessão na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim em homenagem ao Samba-de-lata.
20/11 – Encontro do presidente da Associação Quilombola, Valmir dos Santos e comitiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Salvador; palestras de Carlos de Tijuaçu (Carlos Negão), Antonio Marcos, professora Carmélia, Valmir dos Santos em escolas e no Espaço Cultural Fundec, em Tijuaçu.
21/11 – Visitas e manifestações culturais de várias lideranças quilombolas às comunidades da região de Tijuaçu.
21/11 – Culminância do evento; Grande Encontro Quilombola na Praça de Tijuaçu; palestras e debates com autoridades municipais, estaduais e federais sobre consciência Negra; show da “Torcida Quilombola” no Estádio Pedro Amorim, no final do campeonato; encerramento com a banda Mais que Samba, na praça de Tijuaçu .
Fonte: PMSB