Integrantes do Subgrupamento de Bombeiros de Senhor do Bomfim participaram de curso para captura de enxame de abelhas. A realização do curso foi fruto da parceria entre 9º GBM, a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e o IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, o objetivo foi capacitar o efetivo para as ocorrências com enxames de abelhas e outros insetos, reduzindo a pratica do extermínio.

O curso teve duração de dois dias, composto de matérias teóricas e práticas, ministrado pela professora Larissa Souza – IF Baiano e com contribuição de Benilton Freitas – Coordenador de Modernização da Pecuária e Agroindústria, da prefeitura de Senhor do Bomfim. Foram trabalhados os seguintes conteúdos: criação de abelhas, noções sobre desenvolvimento e anatomia de abelhas; comunicação de abelhas (feromônios); prática em laboratório; noções sobre desenvolvimento, anatomia e fisiologia de abelhas; prática no apiário; equipamentos e materiais apícolas; manejo de abelhas; captura de enxames e prática externa captura de enxames.

Para o Tenente BM Enderson Rocha, comandante do SGBM, o curso foi muito importante para os bombeiros compreenderem mais sobre o comportamento e a importância das abelhas para a sociedade, imprescindíveis para a perpetuação das espécies vegetais do planeta. “Sem as abelhas, o homem pode desaparecer em quatro anos’, numa previsão catastrófica, na primeira metade do século 20”, concluiu parafraseando o cientista Albert Einstein.

ACS 9º GBM – Sargento BM Enio Costa