Agosto é comemorado o dia dos pais e será celebrado neste domingo dia 12, como forma de sensibilizar o pai biológico sobre a importância da paternidade afetiva e não somente financeira, a Defensoria Pública da Bahia, realiza todos os anos a Campanha “Sou Pai Responsável”, e em Senhor do Bonfim já está acontecendo e segue durante todo mês.

Uma situação corriqueira que acontece em todo o país, em que crianças e até mesmo adultos não sabem quem é seu pai biológico, o objetivo da campanha e proporcionar a realização de exames de DNA, de forma gratuita para aquelas pessoas que desejam tirar duvidas e saber quem é seu pai, e pais que desejam saber cientificamente sobre a paternidade de filho.

O Blog do Netto Maravilha esteve conversando com a Defensora Dra. Luana Paradis, que relatou sobre a situação de investigação de paternidade, “a gente recebe mais ou mesmo 10 casos por mês de investigação de paternidade, a gente realiza o DNA aqui mesmo na própria defensoria, às vezes o pai até sabe que e pai, mas tem algum tipo de dúvida e prefere confirmar, então vem aqui na defensoria a gente faz o DNA de forma totalmente gratuita e, ai sanada essa dúvida ele registra”, ponderou Dra. Luana.

Em Senhor do Bonfim é comum mulheres solicitar a realização do exame, como também homens procuram o órgão para que seja feito DNA entre ele e o possível filho (a), “às vezes o homem vem e diz, ‘olha eu acho que determinada criança pode ser meu filho, então eu quero ter certeza’, essa parte é a que mais me alegra, significa que é um homem querendo ser pais, querendo ter certeza de que aquele filho é seu e colocar o nome no papel”, disse a Defensora.

Mesmo não sendo frequente, a Defensoria é procurada também por filhos adultos que querem ter a certeza de sua paternidade, a maioria dos casos são de filhos recém-nascidos, com idade inferior a um ano.
Para participar da campanha os interessados podem procurar a Defensoria Pública de Senhor do Bonfim, localizada à Avenida Roberto Santos, nº 735, Bairro Marista, munido dos seguintes documentos:

• RG
• CPF
• Certidão de Nascimento, ou declaração de nascido vivo

O exame é gratuito, e pode ser feito de duas formas, pela coleta de sangue ou pela coleta da mucosa bucal (saliva), é colhido na defensoria e é enviado para dois laboratórios, em Salvador e em Minas Gerais, para evitar fraudes, o resultado sai entre 30 a 90 dias, a defensora aciona os responsáveis que devem comparecer no órgão e o envelope lacrado é aberto na frente dos interessados e se for negativo, claro não é o pai, se for positivo a defensoria realiza o acordo, caso não haja acordo é feito uma ação judicial para o reconhecimento.

Dra. Luana aproveita a ocasião da passagem dos pais que será neste domingo (12) e deixou uma singela mensagem a todos os pais de Bonfim.

“Netto, eu quero aproveitar a oportunidade e desejar a você e a todos os homens que são pais, um feliz dia dos pais que seja um domingo muito alegre, muito feliz e que mais do que isso que seja bem aproveitado ao lado dos filhos, que todo homem consiga perceber a importância que tem na vida do seu filho, feliz dia dos pais a todos vocês”, finalizou Dra. Luana.

Blog do Netto Maravilha