Na quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de outubro, a Uesb, campus de Vitória da Conquista, recebe a visita técnica de uma comissão de agricultores e representantes da administração municipal da cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia, com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre a cultura do café da região. A iniciativa surgiu do interesse que a própria prefeitura municipal de Senhor do Bonfim manifestou à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café) em levar a pesquisa na área do café para a sua região. Dessa forma, a Uesb, por meio do consórcio de cooperação técnica que já possui com a Embrapa Café, elaborou a programação da visita.

De acordo com a professora Sandra Elizabeth de Souza, coordenadora da Especialização em Café da Uesb e do convênio da Universidade com a Embrapa, o propósito da visita é apresentar toda a cadeia produtiva do café, para que os agricultores conheçam primeiramente a lavoura e os benefícios que a cafeicultura traz para a cidade. “De posse dessa demanda, que está sendo negociada desde 2016 com Davi Oliveira que é entusiasta da cafeicultura e assessor parlamentar em Senhor do Bonfim, e sugerimos que ao invés de nós irmos a Senhor do Bonfim, eles viessem até a Universidade, por conta da necessidade de conhecerem a nossa realidade de perto”, explica Souza. A professora também falou sobre a satisfação em recebe r representantes de um município tão interessado no que a região pode oferecer em termos de conhecimento na área do café. “Eles aceitaram o nosso convite e para nós é uma alegria poder recebê-los aqui hoje”, declara.

A mesa de abertura das atividades, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 5, contou com a presença do reitor da Uesb, professor Paulo Roberto Pinto Santos; de Ivomar Silva, assessor do vice-prefeito do município de Senhor do Bonfim; de Gabriel Bartholo, gerente geral da Embrapa, de Alvaro Pithon, vereador do munícipio de Vitória da Conquista, e também da professora Sandra Elizabeth de Souza. Além de Ivomar Silva, que veio como representante da prefeitura da cidade, a comissão de Senhor do Bonfim é composta por produtores rurais da região, pelo vereador Elizeu Conceição e servidores públicos municipais que trabalham na área da Agricultura.