Uma fiscalização realizada na última sexta-feira (9), pela superintendência de Meio Ambiente de Senhor do Bonfim (Siema), identificou uma invasão numa Área de Proteção Ambiental (APS), localizada no Monte Tabor, região de Missão do Sahy.

“O Monte Tambor é uma área de proteção ambiental determinada pela Lei Orgânica do município durante o governo do prefeito Paulo Machado”, afirma a superintendente de Meio Ambiente, Bernadeth Rocha.

Segundo a superintendência de Meio Ambiente, a fiscalização chegou ao local após denúncia. Na abordagem, a equipe encontrou uma área delimitada com cerca de 200 postes de cimento. A operação recebeu o reforço da Polícia Militar para garantir a segurança e monitoramento da área.

A região invadida tem cerca de 1,2 quilômetros quadrados. Alguns postes que estavam cercando o local foram retirados e apreendidos e a prefeitura informa que está buscando identificar o responsável pela invasão.
“A investigação sobre o possível invasor será conduzida pela autoridade policial. Sobre os postes, não conseguimos tirar todos, somente na próxima terça-feira iremos retirar o restante”, diz Bernadeth.

Ainda segundo a superintendência de Meio Ambiente, a prefeitura fechou um termo de parceria com professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para que seja feito o plano de manejo na área em questão, e, consequentemente, a mesma seja inserida no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim