Com o tema “Terra e Água, Fontes de Paz e de Bem Viver” e o lema “O fruto da justiça será a paz” (Isaías 32, 17), a 39ª Missão da Terra acontecerá neste domingo, dia 16, na cidade de Capim Grosso (BA), da Diocese de Bonfim. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a paróquia local convidam a todos a participar deste dia para celebrar a fé e a vida, além de ecoar o grito do povo do campo e da cidade na luta pela construção de uma sociedade justa e fraterna.

Este é o ano que a Igreja constituiu como Ano Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, seguindo o convite de Jesus: “Vós sois o sal da terra e vós sois a luz do mundo” (Mateus 5,13-14). A missão para a qual Jesus nos convoca, nos deve levar a sair de nós mesmos, iluminar o mundo e dar a ele sabor e gosto. Na luta pela terra e pela água, que são “fontes de paz e de bem viver”, estamos dando gosto à nossa vida e à sociedade em que vivemos. Nossa luta já é vitoriosa porque Deus vai à nossa frente como na conquista da terra pelo povo hebreu, conforme conta o Antigo Testamento.

A paróquia São Cristóvão de Capim Grosso acolhe a todos os romeiros e romeiras e contribuirá para manter acesa a chama da opção preferencial pelos pobres e excluídos da sociedade.

Programação:

A 39ª Missão da Terra terá início com a concentração e acolhida dos romeiros e romeiras na comunidade de Água Nova, que fica a 2km da cidade;

-08h30: Abertura oficial da 39ª Missão da Terra. Responsável por esse momento paróquia local São Cristóvão.

-09h: Início da caminhada com 03 paradas:

1ª. Parada: Contorno BR 324

Tema: Terra e Água privatizadas, vidas roubadas!

Responsáveis: Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA e Frei Luciano Bernardi, CPT/BA;

2ª. Parada: Praça da Fórum

Tema: Superar os vários rostos da violência é tarefa de todos

Responsável: Paróquia São Gonçalo de Amarante-Caém;

3ª. Parada: Praça da Igreja

Tema: Terra e Água: Justiça, Paz e Bem Viver

Responsável: Escola Família Agrícola de Jaboticaba;

-12h: Partilha da farofa…

-13 às 15h30: Momento Cultural: Apresentação de músicas, poesias, exposição de material das entidades e Confissões;

-15h30: Celebração Eucarística presidida pelo Administrador Diocesano, Padre Jarbas Gonçalves e concelebrada pelos padres presentes e, ao final da celebração, momento de envio dos romeiros e romeiras para suas comunidades.

CPT-BA